fbpx

Você quer saber para que serve o registro de marca?

By |2018-10-04T08:28:43+00:00junho 26th, 2018|Registro de Marcas|

Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre marca registrada, ou pelo menos leu essa expressão em alguma embalagem ou propaganda. Mas será que todos sabem realmente o que é e para que serve o registro de marca? Vamos deixar esse assunto um pouco mais claro.

O que é uma marca?

Antes de falar sobre o registro de marca, vale a pena falar um pouco a respeito do que é uma marca. A marca é um símbolo ou um sinal que representa um empreendimento, tornando-o diferente dos demais.

Seja uma empresa, um produto e até mesmo um profissional liberal, todos utilizam uma marca, mesmo que nunca tenham pensado nisso. É porque a marca pode ser um símbolo qualquer e até mesmo um nome que se utiliza como identidade.

Porque ter uma marca registrada?

porque fazer registro de marcaAinda que todos utilizem uma marca, nem todos utilizam uma marca registrada. A diferença é que, registrando a sua marca, o seu empreendimento estará protegido legalmente.

A marca de um negócio é um de seus maiores patrimônios. É através da marca que clientes e parceiros reconhecem o negócio. E assim, estabelecem um relacionamento com essa marca desde o primeiro contato.

Se você não tem o registro de marca, está sujeito a ter que reiniciar esse relacionamento do zero. Porque terá de registrar uma nova marca, se algum concorrente registrá-la em seu lugar. E é realmente assim que funciona, quem registra primeiro tem a prioridade.

Trabalhar com uma marca registrada impede ainda que você esteja utilizando uma marca que já foi registrado por outro, sem que você saiba. Isso pode trazer complicações legais de vulto para você e seus negócios.

Como se faz o registro de marca?

O registro de marca é feito, no Brasil, através do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o registro de uma marca. Para isso, basta comprovar uma atividade associada.

A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de marcas registradas, para se ter certeza de que ela está disponível para o registro. Essa consulta não deve ser feita apenas pela internet, mas utilizando a ferramenta de consulta do INPI. Se ela estiver disponível você poderá seguir adiante!

Consideramos que seja fundamental iniciar o pedido de registro e o acompanhamento pelo tempo médio de 2 anos, com a ajuda de serviço especializado. O registro por conta própria é possível, mas tem tantos pormenores, que você poderá desperdiçar seu tempo e seu dinheiro na tentativa de registrar sozinho a sua marca. Conte com profissionais!

Registrando a marca com profissionais

A melhor forma de obter o registro de marca é contando com ajuda especializada. Você se livra da parte burocrática e do acompanhamento do pedido e tem a certeza de que o processo vai durar apenas o tempo necessário para apuração pelo INPI.

A Guardians é especialista em proteger empresas através da Blindagem de Marcas! Se quiser saber como proteger e blindar sua marca de maneira simples e RÁPIDA, sem precisar ficar se preocupando com documentos e formulários clique no botão abaixo:

Eu quero ter a minha Marca BLINDADA!

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.