fbpx

Veja como registrar um nome

By |2018-06-30T17:00:16+00:00agosto 3rd, 2018|Registro de Marcas|

A sua empresa não tem um logo, mas certamente ela tem um nome, não é verdade? E se você já ouviu falar da importância do registro de marcas, deve estar se perguntando se você pode registrar apenas o nome da sua empresa. Felizmente você pode! Veja a seguir como registrar um nome.

Qual a diferença de um logo para um nome?

Abstraindo as questões que se referem ao Design Gráfico, vamos entender um pouco a respeito dessa diferença no que importa para efeito de registro.

Um logo normalmente é um sinal gráfico que identifica um empreendimento. Ele é um símbolo ou desenho. Já o nome de uma empresa que não criou um logo é utilizado em documentos, sem nenhum tipo de cuidado ou identidade gráfica. É apenas uma forma de identificar a empresa.

Mas para efeito de registro, em ambos os casos estamos considerando uma marca. Tanto o logo desenvolvido com um capricho gráfico quanto o nome escrito são marcas. E as marcas são a identificação mais valiosa de um empreendimento.

Como registrar um nome?

registrar um nomePara registrar o nome de uma empresa, de um produto, de um serviço, enfim, de qualquer empreendimento ou negócio, o processo é o mesmo que se utiliza no caso de um logo, que é o registro de marcas.

Vale lembrar que não estamos falando aqui do registro de CNPJ, Razão Social ou Nome Fantasia! Estamos falando do registro de nome apenas como identidade visual, como a marca!

Esse registro de marcas no Brasil é realizado junto ao INPI. É necessário que você entre em contato com algum profissional ou empresa especializados no registro de marcas. Eles guiarão a sua empresa pelo caminho mais curto e seguro em direção ao registro da sua marca.

Informações sobre o registro

Para melhor se informar a respeito desse processo de registro junto ao INPI, eles disponibilizam um Guia Básico de Marca em seu site, com as informações básicas a respeito do registro.

Você pode querer também verificar se o nome da sua empresa ou empreendimento está disponível para o registro, na busca de marcas do INPI. Nomes e marcas são exclusivos e quem registra primeiro passa a ter os direitos. Podem haver nomes iguais para empreendimentos de ramos diferentes, mas nunca no mesmo ramo.

Esteja preparado para um processo demorado, que leva em média 2 anos para que se tenha um resultado. Mas assim como o seu registro na junta comercial, o registro de marca é indispensável!

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.