fbpx

Saiba o que são marcas e como registrá-las

By |2018-06-30T17:00:23+00:00agosto 1st, 2018|Registro de Marcas|

Se você é dono de um negócio, provavelmente já te disseram que você precisa de uma marca e que precisa registrá-la. Mas se você não tem muito conhecimento sobre esse assunto, nós vamos explicar aqui o que são as marcas e como você pode registrar a sua.

O que são as marcas?

A marca de uma empresa ou de um produto é uma forma visual de identificação do negócio. Ela pode ser apenas um nome, mas geralmente é também acompanhada de algum símbolo ou desenho que o representa. Muitas vezes esse símbolo é chamado de logo ou logotipo, mas eles podem ser chamados simplesmente de marca.

A marca de uma empresa é um de seus mais valiosos patrimônios. É por isso que ela precisa de proteção legal contra o uso não autorizado. Essa proteção é feita através do registro de marcas, que é quando a empresa consegue a sua propriedade legal.

Se você não tem ainda uma marca, procure um Designer profissional para criar a sua. Mas veja mais adiante como checar por marcas já registradas em primeiro lugar.

Porque registrar uma marca?

o que sao marcasJá sabemos que através do registro a empresa conquista a propriedade legal de uma marca. Mas o que poderia acontecer com uma marca não registrada?

Se você utiliza uma marca sem o devido registro, uma das coisas que pode acontecer é você estar utilizando uma marca que já foi registrada por outra empresa. Portanto, você a está utilizando ilegalmente e pode vir a ter problemas.

Outro problema que pode acontecer é você utilizá-la sem o registro e um concorrente ou qualquer outra empresa registrá-la na sua frente. Nesse caso você não poderia mais utilizá-la e teria que criar outra marca.

Como registrar marcas?

O registro de marcas no Brasil é feito junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A primeira coisa a se fazer é colher todo tipo de informação que o INPI disponibiliza sobre o registro de marcas. Além disso, você deve checar se a marca que você quer registrar não é propriedade de outra empresa.

Depois, você vai utilizar as informações disponíveis sobre o processo de registro para dar entrada ao de sua marca. A melhor opção em todos os casos é procurar um serviço ou profissional especializado no registro de marcas. Esse tipo de profissional sabe cada detalhe do processo e poderá te guiar com segurança através dele.

O processo de registro de uma marca não é simples, nem rápido ou barato. Por isso a ajuda especializada é fundamental. Entrar nesse processo por conta própria pode gerar taxas e perda de tempo desnecessários.

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.