fbpx

Porque devo registrar uma marca?

By |2018-06-16T16:33:22+00:00julho 10th, 2018|Registro de Marcas|

Quando essa pergunta aparece, provavelmente existe a necessidade do registro de marcas. Todo tipo de negócio tem uma marca, ainda que seja apenas o nome da empresa, do produto ou do serviço. Você está se perguntando: Porque devo registrar uma marca? Vamos mostrar para você agora porque você precisa.

Marca: A identidade do seu negócio

Ao iniciar um negócio, uma das primeiras coisas a serem feitas é criar um nome. Uma empresa prestadora de serviços, um produto a ser vendido, uma franquia de lojas, todos possuem um nome, seja ele criado por você ou por uma agência. É provável que, além da criação do nome, tenha sido criado um logo, uma identidade visual que estará associada a esse nome.

A partir disso a sua marca estará no mercado, vista inúmeras vezes por clientes e fornecedores. Ela vai passar a representar o seu negócio e com isso, estará automaticamente agregando um valor à essa marca. O seu negócio estará com isso, construindo um patrimônio.

Protegendo o seu patrimônio

marca registrada patrimonioEsse patrimônio que está sendo construído a partir da sua marca estará desprotegido, se ela não for uma marca registrada. Ela somente será um patrimônio assegurado da sua empresa, a partir do momento em que estiver legalmente registrada.

Quando a marca não é registrada, esse patrimônio fica sujeito a passar para outras mãos. Para isso, basta que alguém solicite o registro na sua frente. E é dessa forma bem simples que você entrega o seu patrimônio. A sua marca pode ser registrada por qualquer pessoa e desde que ela solicita esse registro e comprova uma atividade profissional associada, a prioridade do registro de marca é dela.

Porque devo registrar uma marca?
A sua pergunta agora deve estar mudando para: Porque ainda não registrei a minha marca?

Como posso solicitar um registro de marca?

O registro de marcas no Brasil é feito através do INPI, órgão responsável pelo registro de propriedades industriais. No site da instituição há informações sobre o processo de registro, que você poderá consultar.

Porém, saiba que o registro de marcas é um processo demorado e relativamente caro Tentar solicitar o registro por conta própria não costuma ser bom negócio para quem não tem experiência no assunto. É por isso que existem empresas e profissionais especializados que poderão te auxiliar nesse processo de registro.

Para qualquer um que trabalhe com uma marca, esse é um processo fundamental e inadiável. Consulte um profissional, pois com a sua marca registrada você estará absolutamente seguro de que o seu patrimônio realmente pertence a você!

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.