fbpx

Porque as marcas de empresas devem ser registradas?

By |2018-06-21T17:19:01+00:00julho 28th, 2018|Registro de Marcas|

É possível utilizar uma marca para um empreendimento, seja ele uma empresa ou produto, sem precisar registrar essa marca? Para que serve afinal o registro de marca ou as marcas registradas? Veremos aqui porque as marcas de empresas devem ser registradas e o que significa ter uma marca registrada.

A importância da marca

A marca é uma forma visual de identificação. Ela estabelece uma forma de relacionamento entre os clientes, os fornecedores, os parceiros e o empreendimento. As marcas de empresas servem para a identificação do negócio, assim como as marcas individuais de seus produtos e serviços.

Hoje em dia, qualquer pessoa, ao ver os arcos amarelos do Mc Donald’s, imediatamente já reconhece a marca. Esse é um tipo de patrimônio que não é fácil de se construir e poucas empresas no mundo conseguem conquistar.

E você consegue pensar em um patrimônio desse tipo sem proteção? É por isso que Mc Donald’s é uma marca registrada.

Porque registrar uma marca?

marcas de empresas protecaoSe você tem um pequeno empreendimento, pode estar até o momento utilizando uma marca, ou mesmo apenas o nome, sem nenhum registro. Mas sabia que se qualquer outra pessoa ou empresa resolve registrá-lo ele pode passar a ser propriedade dessa pessoa e não do seu negócio?

Como seria se Mc Donald’s não fosse uma marca registrada e alguém pudesse tomar para si essa marca já mundialmente conhecida? Não é o caso do seu negócio, mas ainda assim seria provavelmente uma perda enorme.

É por isso que as marcas das empresas são e devem ser registradas. É uma garantia de propriedade, um seguro que impede outras pessoas ou empresas de a utilizarem. Ter uma marca registrada é uma garantia que deve ser levada em conta desde a sua criação.

O registro de marcas no Brasil

No Brasil, a propriedade de uma marca é prioritária a quem primeiro solicitar. Sendo assim, se você trabalha com uma marca não registrada, procure um serviço especializado e registre-a o quanto antes.

Esse registro no Brasil é realizado através do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Ele recebe as solicitações de registro de marcas e outros tipos de propriedade industrial.

Através de seu site você pode encontrar todas as informações necessárias para o registro da sua marca, lembrando apenas que esse é um processo não recomendado a qualquer um que não tenha experiência no ramo do registro de marca.

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.