fbpx

Por que 87% dos Empreendedores podem ter problemas com o pedido de Registro de Marca

By |2017-01-15T13:03:28+00:00janeiro 15th, 2017|Registro de Marcas|

Todos sabemos sobre a importância em efetuar o registro de uma marca perante o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

É muito comum vermos pessoas ingressarem diretamente com os processos, solicitam o registro, efetuam o pagamento das taxas, e no começo tudo flui bem.

Mas infelizmente, essas mesmas pessoas não têm o devido acompanhamento e acabam perdendo prazos ou até mesmo abandonando o processo devido à dificuldade que vem posteriormente.

E o nosso objetivo aqui é justamente tratar desse assunto e tentar ajudar a você não cometer esse erro. 

Como funciona o processo de registro de marca?

Atualmente o INPI leva aproximadamente de 02 a 03 anos para a conclusão do processo de registro de marca, sendo que ao final é concedida a certificação de sua marca.

Nesse meio tempo, todas as terças-feiras, religiosamente, é publicada uma revista denominada RPI – Revista da Propriedade Industrial.

Essa revista traz informações sobre os pedidos de registro de marca em andamento, na qual constam os possíveis pedidos de oposições, solicitações de manifestação por parte do requerente, bem como exigências, ou ainda, deferimento ou indeferimento do registro de sua marca.

Tal revista tem em média 4.000 páginas, o que dificulta por parte do interessado a procura e análise (semanal) para ver se consta alguma coisa relacionada ao registro de sua marca. 

E é justamente nesse ponto que as pessoas se perdem e não conseguem acompanhar o processo, por se tratar de algo grande e complexo, acabam por deixar de analisar se consta alguma coisa em relação ao registro de sua marca. 

O problema é que ao abandonar essa conferência (por mais desgastante que seja), os interessados pelo registro da marca acabam por perder prazos, manifestações e, consequentemente, abandonam os processos.

Como fazer para acompanhar meu processo?

O registro da sua marca tem um papel fundamental em seu negócio, ela precisa ser exclusiva, pois será ela que o distinguirá no mercado em que atua. Por tal motivo, você não pode correr o risco de perdê-la nem em seus piores pesadelos.

Você não precisa dispor de todo esse tempo semanalmente para acompanhar o seu pedido de registro, existe uma solução.

Cerca de 87% das pessoas dão entrada no registro de marca sem o devido acompanhamento de um profissional e acabam não acompanhando o processo todo, sofrendo as consequências sozinhas.

Esperamos que esse não seja o seu caso!

Conte com um acompanhamento oferecido pela Guardian e tenha a segurança, tranquilidade e comodidade que você merece. Deixe que a nossa equipe cuide do andamento de seu registro.

Você não precisa se preocupar com esse tipo de problema, seu negócio requer 200% da sua atenção em outros setores.

Seu foco deve ser no PROGRESSO de sua marca, e não no acompanhamento do registro.

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.