fbpx

A marca registrada e o seu endereço disponível na internet

By |2018-06-10T14:36:23+00:00junho 24th, 2018|Registro de Marcas|

A marca registrada é a forma visual de identificar um negócio perante ao público. Em sua criação, é necessário saber se ela está disponível para o registro, assim como o endereço dessa marca na internet. Você tinha pensado nisso?

O domínio na internet

Um domínio de internet é o endereço de um site. É um nome que é também registrado e serve para que as pessoas possam acessar um site. Existem diversos tipos de domínio disponíveis para o registro atualmente. Os que são mais conhecidos e utilizados no Brasil são aqueles com final .COM.BR ou .COM.

Se o seu negócio ou serviço é no Brasil e para um público no Brasil, o ideal é que você tenha um domínio .COM.BR. Esse domínio pode ser registrado diretamente com o órgão registrador de domínios dessa natureza, o Registro.BR. Isso também pode ser feito com o serviço de hospedagem de sites que você ou o responsável por essa área em sua empresa designar.

Esse endereço .COM.BR deve ser preferencialmente com o nome da sua empresa, do seu produto ou de sua marca. O seu nome de domínio e a sua marca registrada devem representar o seu empreendimento. Assim seus clientes poderão identificá-los mais facilmente.

Marca registrada e domínio

Mas e se o domínio que representa a sua marca já tiver sido registrado por outra pessoa? Esse é um problema comum e que você vai tentar evitar, se ainda estiver no processo de escolher o nome para o seu negócio.

Nos dias de hoje, é importantíssimo que você tenha um endereço na internet de fácil memorização. Ele deve também ter relação com a sua marca registrada. De preferência, ambos devem ter nomes iguais.

Para empresas já estabelecidas com uma marca antes do registro do domínio, não raro o processo de registro acaba com um resultado indesejado. É por isso que a escolha do nome de um empreendimento hoje caminha paralelamente com a escolha do endereço na internet.

Então, hoje existe uma dificuldade maior na criação de um nome para um empreendimento. Porque além dele estar disponível para o registro de marcas junto ao INPI, deve estar também disponível para o registro de domínios junto ao Registro.BR.

Escolhendo a marca e o domínio

nome de dominio e marca registradaSe você já tem uma marca registrada e está com dificuldade de encontrar um domínio com seu nome exato, vai precisar encontrar alternativas. O registro de domínio .COM ou por exemplo, a inclusão da natureza do seu empreendimento junto do nome da marca. Quer um exemplo?

  • Sua empresa e marca registrada: Estrela
  • Natureza do serviço: Transporte
  • Domínio alternativo: www.estrelatransportes.com.br

Mas se está planejando uma nova marca, lembre-se disso e procure pelos domínios disponíveis antes de registrá-la. Assim como no registro de marcas, no registro de domínios a preferência e a propriedade legal é de quem registra primeiro.

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.