fbpx

A Importância do Registro de Marcas

By |2018-06-10T13:32:27+00:00junho 8th, 2018|Registro de Marcas|

Você ou a sua empresa conhecem a importância do registro de marcas para o desenvolvimento e a manutenção dos seus negócios? Se não conhecem, podem estar colocando em risco um dos seus maiores patrimônios. Continue lendo para entender um pouco a esse respeito.

 

A marca de uma empresa

A marca é uma forma visual de identificação de uma empresa, um produto ou serviço. É a identidade de um negócio. É um dos seus principais patrimônios e é também uma de suas principais ligações com os seus clientes.

Para que uma empresa possa proteger tão importante patrimônio, ela deve obter o registro da marca junto aos órgãos competentes. Sem esse registro de marcas ela ficará quase totalmente desprotegida contra eventuais problemas.

Os riscos de não registrar a marca

Você deixaria a identidade da sua fonte de renda desprotegida, passível de ser roubada por qualquer um, ou pior, pelo seu maior concorrente? Pois é justamente ao que ela está sujeita sem o registro de marcas.

Uma marca só é realmente propriedade de uma empresa quando ela é registrada. Por isso, se alguém registra a marca antes de você, essa pessoa é legalmente dona dela.

Já pensou em ter uma marca conhecida no seu ramo, pelo trabalho que já realizou com ela e descobrir que a sua empresa não pode mais utilizá-la, porque sua marca já havia sido registrada? Você terá que criar uma nova marca e trabalhar a imagem dela junto a seus clientes. Eles não farão a ligação dessa marca ao seu negócio por um longo tempo.

E se a sua empresa estiver utilizando uma marca que já havia sido registrada? Ela estará usando essa marca de forma ilegal, já pensou o que isso pode causar? Terá os mesmos problemas da situação acima e poderá ter problemas judiciais.

Uma empresa não pode deixar de lado o registro de sua marca!

O registro de marcas

O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é o órgão responsável pelo registro de marca no Brasil. Apesar de ser possível obter um registro de forma autônoma, é altamente recomendável que se procure ajuda especializada. Assim, a sua empresa receberá uma orientação adequada e deixará o trabalho do registro da marca nas mãos de quem já conhece todos os detalhes desse processo.

Se você iniciou um empreendimento agora, abriu uma empresa, lançou um produto ou um serviço, você precisa ter uma marca. Contrate um profissional qualificado para a criação da marca. Paralelamente, procure também uma consultoria para o registro da marca. Não deixe para depois!

E se você já utiliza uma marca sem registro em seu negócio, não deixe mais tempo passar. Qualquer dia a mais sem o registro de marcas pode representar um prejuízo e dores de cabeça que você pode e deve evitar. A segurança do seu empreendimento está em jogo!

About the Author:

Pedro Ribeiro
Advogado e Empresário - Diretor Executivo da Guardians - Especialista em Direito Constitucional e em Direito Tributário.